André Guedes vence Prémio União Latina
O artista plástico André Guedes, de 36 anos, venceu a 9ª. edição do Prémio União Latina, no valor de 7.500 euros, com a instalação "Amanhã hoje". Era um dos cinco artistas plásticos candidatos ao prémio, de carácter bienal, ao lado de Alexandre Estrela (1971), Sancho Silva (1973) e da dupla formada por João Maria Gusmão (1979) e Pedro Paiva (1977).
A contemporaneidade da temática escolhida por André Guedes foi decisiva para o júri, afirmou à agência Lusa um dos seus membros, o director do Centro Galego de Arte Contemporânea, Manuel Olveira. O responsável destacou "a problemática da vida e da cultura de hoje através do trabalho de arquivista", presente na obra de André Guedes.
A instalação recria o ambiente de um escritório de arquivos, com as estantes, os papéis, os computadores, as secretárias e os próprios arquivistas. "Os arquivos representam a ideia de que são inúteis e que são colocados agora em salas de museus", afirmou Manuel Olveira, sublinhando uma ideia de política e da relação com o poder subjacente ao trabalho do artista português.
"Amanhã hoje" e as obras dos quatro finalistas estão expostas na Galeria 1 da Culturgest, em Lisboa, até 13 de Maio. É recriado o ambiente do arquivo, com a presença no local de dois arquivistas a trabalhar.
Criado inicialmente para jovens artistas na área da pintura, o Prémio União Latina já distinguiu nomes como Pedro Calapez, Rui Chafes, João Onofre e Rui Toscano.
Informações:
Conversa com os artistas, Galeria 1
Sancho Silva Sábado, 14 de Abril, 17h00
Alexandre Estrela Quinta, 26 de Abril, 18h30
André Guedes Quinta, 3 de Maio, 18h30
Visita guiada geral
Domingo, 6 de Maio, 17h00
Galeria 1 · 2 Euros (Bilhete único para as duas exposições)
Culturgest - Gestão de Espaços Culturais, SA.
Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego
1000-300 Lisboa
Horário de funcionamento
De Segunda a Sexta-Feira, das 11h00 às 19h00
Sábados, Domingos e Feriados, das 14h00 às 20h00.
ENCERRADAS À TERÇA-FEIRA.
Informações 21 790 51 55
Sem comentários:
Enviar um comentário