18 maio 2007

VERDES DE RAIVA

Ao contrário do que possa parecer num primeiro instante, este post não tem nada a ver com os adeptos do Sporting, nem com o facto de estarem mais dependentes do FCP do que de si próprios para ganharem a Liga!
Verdes de raiva estamos nós com a situação de recibos verdes que Portugal vive há já largos anos!

Relatos como:

"Acabei a minha licenciatura há quase cinco anos e desde então tenho trabalhado sempre no regime de prestação de serviços, a recibos verdes, com contratos cuja duração vai de 1 meses a 2 anos. Não tenho direito a subdídio de férias, de natal, de desemprego, nem licenças por doença ou maternidade"
são como a água em Portugal! E nós (Aspirantes) Arquivistas conhecemos bem essa realidade, não é?!
Pois bem, para além de "Geração rasca", como vulgarmente somos apelidados, somos também guerreiros, fique-se a saber. Somos destemidos, não temos nada a perder, para além dos anos que passamos a estudar na esperança de um lugarzinho ao Sol, precisamente pelo facto de NÃO TERMOS NADA, NADA. Somente um canudo na mão, em breve uma pós-gradução, com o processo de Bolonha imensos Mestres....mas sem possibilidades de contrair empréstimos ao banco para ajeitarmos a nossa vidinha fora do colo dos pais e sem perspectivas de um emprego duradouro e com um contrato decente!
No tempo dos nossos pais conseguia-se, com esforço, mas conseguia-se!
Não podemos é desistir!!! Porque o futuro seremos nós e o que depois de nós vierem...porque os apologistas do "trabalho de escravo" não são imortais!
Felizmente o 25 de Abril já se deu e cada menos menos temos receio de falar abertamente (cada vez menos mas não totalmente!).
Porém, um prova desta luta é a existência do blog FERVE (Fartos d'Estes Recibos VErdes) em http://fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com.
Este blog foi lançado por uma psicóloga e um jornalista com o intuito de neste serem denunciadas situações de uso abusivo de recibos verdes. Um espaço de partilha daqueles que lutam por sobreviver num país de oportunistas e exploradores descarados!
Fica o convite!
Bom fim-de-semana

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aqui está uma realidade que todos nós conhecemos. Fico contente por alguém ter tido esta ideia e sito-me no dever de a divulgar. Obrigada Su por esta ideia.
Cats