24 fevereiro 2008

Quem foi que disse que os Arquivos não dão dinheiro?

"Um Arquivista, funcionário público de Nova Iorque, foi preso acusado de vender documentos históricos dos arquivos do governo pelo site de leilões eBay, informaram nesta segunda-feira as autoridades norte-americanas. Daniel Lorello, 54, de Rensselaer, Nova York, foi acusado de roubo, posse indevida e fraude.
Entre os documentos roubados, está uma carta de 1823 do vice-presidente John C. Calhoun e cópias do Davy Crockett Almanacs, panfleto escrito pela figura histórica que morreu em Alamo, no Estado norte-americano do Texas. (...)
O arquivista afirmou que apenas em 2007 pegou de 300 a 400 itens, incluindo as quatro páginas da carta do vice-presidente Calhoun, o que lhe rendeu ofertas de mais de US$ 1.700 enquanto os investigadores monitoravam as vendas. As autoridades recuperaram cerca de 400 itens levados pelo arquivista.
De acordo com Lorello, esta quantidade corresponde a aproximadamente 90% de tudo que foi levado, embora ele não determine quantos itens foram vendidos on-line. Nos leilões do eBay lançados por Lorello também constavam litografias da Currier & Ives, que ele descrevia como "em excelente condições". No leilão das cartas do vice-presidente Calhoun dizia "100% de satisfação garantida."
Fonte: Folha Online - 29/01/2008
Só é pena que não tenha sido da melhor forma...

Sem comentários: