28 junho 2008

Um site a consultar

Descoberto recentemente, este site contém muitas comunicações sobre as diversas tipologias de arquivo e as várias àreas:

3 comentários:

Anónimo disse...

Viva! Estou com uma dúvida terrível...Não tenho experiência em Arquivos, mas estou a pensar fazer o mestrado da Nova...Valerá a pena? Como está o mercado de emprego para os arquivistas?

Pach

Anónimo disse...

Olá!

Também ingressei no curso da Nova sem experiência em Arquivos. Salvo algumas repetições programáticas e alguma desorganização interna, gostei do curso e adquiri muitos conhecimentos que me têm ajudado profissionalmente (mesmo não estando a trabalhar num arquivo mas fazendo a gestão do arquivo da empresa).
O curso foi puxado, confesso, muito trabalho, pesquisa e tempo e nem sempre o acompanhamento ideal!
Se valeu a pena...a nível de emprego é complicado... Maioritariamente o que se encontra (quando encontra e não querem pagar o salário mínimo e pedem o 9ºano e robustez física), são projectos a prazo e, logo, a recibos verdes. Os a termo também existem e felizmente temos casos bem sucedidos entre colegas. Existem sempre os arquivos distritais, municipais, fotográficos, universitários, empresariais, entre outros.
O que se passa é que a profissão ainda é muito pouco valorizada no nosso país, e continuamos a ser menosprezados ao ser considerados como meros administrativos/secretários que ordenam e furam papel...parece que nos cabe a nós despertar estas mentes da idade média para o futuro, ehehehe.
Concluindo, aprendi muito no curso. Já gostava de arquivos (e pensar que estive quase para seguir bibliotecas), mas passei a adorar! E, principalmente, ganhei bons amigos!!! :)

Boa sorte, continua a aparecer no blog

Anónimo disse...

Obrigado pelas informações. Veremos o que decido...