- Projecto de tratamento e divulgação do Fundo Arquivos Eclesiásticos do Arquivo Histórico, cuja entidade beneficiária é o Município de Sintra;
- Projecto de Organização e Difusão dos Arquivos das Paróquias de Santo Estêvão e São Miguel de Alfama», cuja entidade beneficiária é o Patriarcado de Lisboa.
A atribuição da bolsa ao Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa (A.H.P.L.) irá permitir intervir em documentação produzida entre os sécs XV e XX, por diversas entidades afectas às paróquias, dando destaque para os fundos de Irmandades do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Santo Estêvão; Santíssimo Sacramento da Freguesia de São Miguel; Divino Espírito Santo e Nossa Senhora dos Remédios, Pescadores e Navegantes; Senhor Jesus da Boa Nova e N. S.ª das Dores, entre outras.
810 livros manuscritos, 22 pastas, 87 maços, 9 caixas, 1 rolo, 402 capilhas, 3 sinetes e 2 documentos em moldura, perfazem um total de 36 metros lineares de documentação.
As características dos fundos encontrados exigem uma intervenção simultânea, uma vez que se encontram dispersos pelas duas entidades. Depois do contrato de depósito já celebrado com os proprietários e sua incorporação no A.H.P.L., seguir-se-á o processo de tratamento ao nível da conservação preventiva, alguns restauros, organização e descrição. A partir de Outubro de 2009, os IDD’S serão publicados no site do Patriarcado de Lisboa e na Revista Lusitânia Sacra e disponíveis para consulta nas instalações do A.H.P.L.
Sem comentários:
Enviar um comentário