31 janeiro 2007

Sentença de 1487

O que de fantástico e incrível se pode encontrar nos arquivos!!!
Sentença de 1487


Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5.o,maço 7)
"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nosrabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça emãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendodelas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs tevedezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas tevevinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha,de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.
Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo femininoe oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e trêsmulheres".
[agora vem o melhor:]
"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aosdezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de Ajudar a povoaraquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaramo processo".

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje é um daqueles dias em que sinto que ninguém me compreende: sou a única arquivista que esta gente alguma vez conheceu... sinto-me um ET!
Encontrar este blogue foi uma agradável surpresa... há mais gente a lutar pela mesma causa!!Afinal há quem me compreenda!
Não, não sou a única!
Parabéns pelo blogue... continuem