24 setembro 2007

III Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação

III Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação
Gestão de Arquivos – da Custódia à Comunicação

Local: Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, Alcobaça Sábado, 29 de setembro de 2007
Inscrições: € 40,00

Coordenação: Armando Malheiro da Silva (CEIS 20), Alfredo Caldeira (FMS)
Direcção dos Módulos: Julce Cornelsen, Mestra pela ECA da USP, Professora da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil

Os Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação resultam do Protocolo assinado em Alcobaça, a 12 de Abril 2003, entre a Fundação Mário Soares e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, a que se associou a Câmara Municipal de Alcobaça.
Os I Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação, dedicados aos Arquivos Políticos, tiveram lugar no Centro de Estudos de Alcobaça da Universidade de Coimbra, de 16 a 20 de Setembro de 2003. Os II Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação tiveram lugar de 20 a 22 de Setembro de 2006, abordando a temática dos Testemunhos Orais e a preservação da Memória Digital.
Estes III Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação, agora focados na Gestão de Arquivos - da Custódia à Comunicação, pretendem abordar, de modo sistemático e com base na análise de casos concretos, os seguintes temas principais:
· Dos Arquivos Nacionais aos Lugares de Memória
· Modelos de Gestão e Comunicação
· As Novas Tecnologias e o Imperativo do Acesso

Contactos e inscrições: Dra. Margarida Anastácio tel. - 262580870 fax - 262580871 Email - mmca@ci.uc.pt

Programa:

09.30 - Acolhimento dos Participantes
10.00 - Abertura
10.15 - Intervenção de Abertura: Silvestre Lacerda, Director da DGARQ
11.00 - Intervalo café
11.15 - Módulo 1 – Dos Arquivos Nacionais aos Lugares de Memória
12.15 - Debate (coord. Alfredo Caldeira)
13.00 - Intervalo para almoço
14.30 - Módulo 2 – Modelos de Gestão e Comunicação
15.30 - Intervalo café
15.45 - Debate (coord. Armando Malheiro da Silva)
16.30 - Módulo 3 – As Novas Tecnologias e o Imperativo do Acesso
17.30 - Debate (coord. Alfredo Caldeira)
18.00 - Encerramento Fernanda Rollo (Inst. De História Contemporânea/FCSH da UNL)

Inacreditável!!!!! Desaparecimento de documentos de instituições públicas!!

Documentos raros na Biblioteca Nacional Espanhola podem ter sido furtados por investigador argentino

Um investigador argentino pode ter sido o responsável pelo furto de documentos raros na Biblioteca Nacional Espanhola (ocorrido nos finais do mês de Agosto), deu a entender a ex-directora da instituição Rosa Régas.
Em causa estão dois mapas-mundo do século II, publicados numa edição de 1482 da obra "Cosmografia", do geógrafo grego Ptolomeu (apenas disponíveis para investigadores acreditados na Sala Cervantes) e algumas páginas que terão sido arrancadas de exemplares de obras dos séculos XVI e XVII.Rosa Régas, que se demitiu do seu cargo, após este incidente, disse à rádio Catalunya haver indícios que apontam para o envolvimento de um investigador argentino recomendado pela embaixada espanhola em Buenos Aires.Esta situação levantou uma grande polémica nos meios culturais de Madrid e pode explicar a demissão súbita de Rosa Régas, atribuída pela própria à falta de confiança que o novo ministro da Cultura, César Antonio Molina, demonstrou a seu respeito.Segundo o jornal "El País", Molina considerou "salutar" que os directores da Biblioteca Nacional assumam as suas responsabilidades e afirmou que a demissão de Régas vai dar maior celeridade ao plano de modernização previsto para a instituição.
E no nosso País???
Roubos em bibliotecas nacionais
O último furto na Biblioteca Nacional Portuguesa foi noticiado em Fevereiro deste ano.
Ao todo 35 ilustrações do surrealista Cruzeiro Seixas desapareceram da ala de reservados, em 2005. O caso foi arquivado e considerado inconclusivo pela Polícia Judiciária.
Jorge Couto, director da Biblioteca Nacional, calculou na altura o valor do roubo entre 35 mil e 40 mil euros.

22 setembro 2007

Archivist Offers a Look at a Day in the Life of the Hoover Archives

"A Day in the Life of the Hoover Archives," a presentation by Hoover research fellow and project archivist Anatol Shmelev, November 4 and 5, offered a rarely seen look into the internal workings of the Hoover Library and Archives.

"The archives does more than collect," Shmelev said. "We must organize, preserve, and then disseminate materials to the public." Shmelev, who has been with the Hoover Institution since 1997, is the project archivist for the Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) collection.
Using that collection Shmelev walked the audience through the process the archives uses in making documents available.""
Iniciativas destas precisam-se!!!!

08 setembro 2007

The Archivist’s Story

The Archivist’s Story*, de Travis Holland

"Estamos em Moscovo, no ano de 1939.
Pavel, um antigo professor de Literatura, é agora arquivista na temível [prisão de] Lubyanka. Mas não está só. Em Moscovo, andam também a mãe e Elena, Semyon e Natalya, e outros amigos e amigas de Pavel, e os filhos e as filhas dos seus amigos, e gente anónima que ele encontra nas ruas, no metro, no eléctrico e no comboio. E também por lá andam, entre outros, Sevarov, Radlov, Beria, Molotov e Estaline.
Sim. Travis Holland arrasta-nos para um encontro com a História: a Rússia de Estaline, Butyrka, Lefortovo, Lubyanka e o NKVD, o Acordo de não-Agressão com a Alemanha de Hitler e a divisão da Polónia.
Tudo começa num encontro com o escritor Babel. Só que, de repente, já não sabemos o que é história e ficção, ou se é tudo história, ou se tudo não passa de ficção.
Quando damos por isso, já somos nós quem encarna a dor, o sofrimento e a angústia. Já somos nós quem é arrastado pelos corredores da Lubyanka e treme só de ouvir as chaves tilintar. Já somos nós quem anda pelas ruas de Moscovo sempre a olhar à volta, sempre a olhar para trás. Já somos nós quem sente um aperto no coração só de ouvir alguém bater à porta. Já somos nós quem não sabe o que é melhor: se ficar à espera, ou se fugir.
Descobrimos, então, que há algo que consome mais do que a própria morte: O Medo.
E, quando chegamos ao fim e verificamos que estamos sentados na cama ou no sofá, num banco do metro, do eléctrico, do comboio ou do autocarro, na praia ou no campo, então, respiramos fundo.
Afinal, apenas acabámos de ler um livro extraordinário. "


Á de Moura Pina

* Uma tradução de «A história do arquivista» será brevemente editada em Portugal.


Fonte: Blog Abrasivo


Este promete!!!

Curiosidade

The Archivist Cookbook

"Favorite recipes from members of the University of Wisconsin-Madison's student chapter of the Society of American Archivists. Archivists like to bake. And eat. And then document what we bake and eat. This cookbook chronicles many of the wonderful recipes featured at our various bakesales and potlucks, as well as some new favorites, and some historically interesting or relevant recipes. Contributors include members of the SAA student chapter, and faculty and students from the University of Wisconsin-Madison's School of Library & Information Studies. Any proceeds made from sales of the cookbook will go towards professional development activities and SAA conference scholarships for members."

Book Details:
· Paperback: 60 pages
· Binding: Wire-O
· Published: July 2006
· Product Number: 66931332

Fonte: Cafe Press

Huum.... dá que pensar...

02 setembro 2007

Após dois anos...


E FINALMENTE ACABÁMOS!

Yeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeh!!!!

Foram 2 anos de intensas emoções e sensações!

Tivemos momentos de verdadeira tranquilidade, de entusiasmo contagiante, de loucuras e devaneios, de grande e sincero companheirismo, mas também tivemos momentos de grande stress, desânimo, muito trabalho e dias a fio mal passados, noites mal dormidas (se dormidas sequer) e constante trabalho duro.


Não, não foi fácil!

MAS CONSEGUIMOS!


Por isso,

A NÓS, ARQUIVISTAS (soa bem não soa?!),

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E quem de vós, leitores permanentes ou passageiros deste Diário, tiver um arquivo neste estado


ou simplesmente quiser uma ou mais mãozinhas de arquivistas especializados para organizar ou contribuir para um arquivo ainda mais eficaz e preparado para a Sociedade da Informação...


NÃO HESITE EM CONTACTAR-NOS (cecid.0507.arquivistica@gmail.com) !!!