24 abril 2008

GNR inaugura Arquivo Histórico

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inaugura hoje o seu Arquivo Histórico e Museu. Esta inciativa visa a recuperação e maximização do património histórico e cultural da GNR. O património da GNR inclui importantes espólios documentais, bibliográficos, fotográficos e museológicos, acumulados ao longo dos seus 97 anos de história, bem como por ser herdeira directa do património das Guardas de Políticas suas antecessoras, desde 1801, sendo ainda a herdeira de diversas instituições entretanto extintas, casos da Polícia de Viação e Trânsito e da Guarda Fiscal.


O Arquivo Histórico e o Museu da GNR estão integrados na estrutura do Comando-Geral da corporação e irão permitir a preservação do património histórico e cultural, assim como a a sua inventariação, digitalização e disponibilização aos cidadãos em geral, fazendo uso das novas tecnologias de informação e do conhecimento.


O Arquivo Histórico da GNR sob a coordenação do Major Nuno V. Andrade localiza-se no Quartel de Alcântara, na Praça da Armada, nº 40 e inclui o Arquivo Documental, o Arquivo de Imagem, a Biblioteca, o Centro de Estudos Históricos e a Sala de Leitura/Auditório.

O Museu fica sedeado no Quartel do Carmo.

Imagem: Brasão da GNR

1 comentário:

Drum Major disse...

gostaria de saber o que é a Guarda de Políticas fundada em 1801, não tem a ver com "secretas" tipo PIDE ou algo semelhante?
Obrigado