23 abril 2008

Obra de Saramago na exposição A Consistência dos Sonhos no Palácio da Ajuda

Vida e obra de Saramago vista como um romance

Abre portas hoje a exposição José Saramago – A Consistência dos Sonhos, na Galeria do Rei D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Esta mostra parte de uma organização conjunta do Instituto dos Museus e Conservação, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Esta exposição vai contar com obras inéditas do autor.

José Saramago considera que falta a Portugal espírito crítico. Falando à Comunicação Social no decorrer da apresentação da exposição A Consistência dos Sonhos, uma das maiores e mais completas mostras organizadas em torno da sua vida e obra considerou que: ”Nós, os escritores, não podemos salvar o Mundo nem o país em que vivemos. Mas há muito trabalho a fazer para construir um lugar onde Portugal possa reconhecer-se. Estamos um bocado aborregados. Talvez haja necessidade de rever drasticamente certas políticas, mas creio que o mais urgente é a definição de um cidadão cuja principal característica seja o uso do espírito crítico.”



O encontro com a Comunicação Social reuniu o escritor, o comissário e autor da ideia da exposição, Fernando Gómez Aguilera, da Fundação César Manrique, de Lanzarote, e o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro. Para o governante, a “exposição é um verdadeiro romance. É uma descrição de uma vida que, sendo singular, é absolutamente universal”.


A exposição A consistência dos Sonhos, que inaugurou em Lanzarote no ano passado, é agora apresentada em Lisboa, num formato mais alargado, incluindo documentação da Biblioteca Nacional de Portugal (que estranha designação!!!). Estruturada em três grandes núcleos, a mostra possui uma forte componente multimédia e poderá ser visitada até 27 de Julho.

Uma exposição a não perder!!



Fontes: LUSA e JN

Sem comentários: