23 abril 2008

Dia Mundial do Livro - Prémio Cervantes

Entrega do Prémio Cervantes como acto central do Dia do Livro em Espanha!


A entrega do Prémio Cervantes ao poeta argentino Juan Gelman pelo rei Juan Carlos é um dos actos centrais do Dia Mundial do Livro, assinalado hoje nas principais cidades espanholas.


Gelman, que receberá o prémio na Universidade de Alcalá de Henares, explicou já que deverá discursar sobre o que "sugere" a obra de Cervantes, que o argentino considera "o mais apreciado" da língua espanhola.
Caberá a Gelman iniciar durante a tarde a 12ª leitura contínua de D. Quixote no Circulo de Bellas Artes, em Madrid, que analisará ainda o centenário da chegada de Antonio Machado a Soria.

Imagem: Juan Gelman
Na Catalunha, região com maior tradição desta celebração, cerca de 600 livrarias colocarão postos de venda nas ruas, para aproximar os livros do público.
Como anualmente, as novidades eleitorais disputarão o interesse dos leitores.
Este ano as atenções deverão virar-se para Carlos Ruiz Zafón - autor do bestseller "A sombra do vento" - cujo novo livro, "O jogo do anjo", vendeu 2830 mil exemplares no último fim-de-semana, primeiro que esteve à venda.
Noutros pontos de Barcelona estarão diversos autores como Isabel Allende, Matilde Asensi, Juan José Millás, Juan Eslava Galán, Paul Preston, Donna Leon, Noah Gordon, Julia Navarro, Quim Monzó, Tracy Chevalier e Josep Maria Espinás.
Madrid acolherá a 3ª noite dos livros, com mais de 450 actividades em que participam escritores e artistas, entre eles a cantora norte-americana Patti Smith.


Fonte: LUSA

Sem comentários: