23 abril 2008

Livros e Leitores - alguns números sobre as letras




Uma vez que hoje se comemora o Dia Mundial do Livro ficam aqui alguns números realtivos à relação entre os livros e os leitores para uma reflexão ou para mera curiosidade.

Segundo os resultados de um inquérito de uma multinacional de estudos de mercado divulgados ontem, em 2007, em Portugal, foram vendidos cerca de 13,5 milhões de livros, correspondendo a 152 milhões de euros, e saíram 28,5 mil livros.
A literatura concluiu também a empresa Gfk - é o género que mais vende (29 por cento), seguido do infantil/juvenil, e Lisboa concentra metade das vendas.
Entre os cinco autores mais vendidos em 2007, lista encabeçada por Rhonda Byrne ("O Segredo"), figuram dois portugueses, José Rodrigues dos Santos e Miguel Sousa Tavares, indica a mesma fonte.
Num outro estudo, encomendado pelo ministério da Cultura e divulgado em Janeiro passado, indica que o volume de negócios do sector do livro em Portugal atingiu 318 milhões de euros em 2005.
De acordo com um inquérito de dois investigadores do ISCTE divulgado a semana passada, a maioria dos portugueses considera que a leitura é "importante" e tem vindo a crescer na última década, mas apenas 44 por cento afirmam ter o hábito de ler.

Fonte:Lusa

Sem comentários: