11 novembro 2008

@FEUP Repositório - Acesso Livre

O movimento do Acesso Livre em Portugal tem mais um exemplo de relevo a destacar que denota o seu exponencial de crescimento: a Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto gere desde 2003 um Repositório que engloba os conteúdos da biblioteca digital, do repositório institucional, do museu digital e do arquivo electrónico.
Estão já disponíveis, em formato electrónico, 11.760 documentos. Deste conjunto, destaca-se: a) todas as teses de doutoramento e dissertações de mestrado que existem na Biblioteca; b) documentos registados no SiFEUP, na área das bibliografias dos docentes e investigadores; c) trabalhos de alunos (filmes, animações, websites); d) livros, capítulos, normas, patentes, artigos, comunicações; e) fotografias dos objectos dos núcleos museológicos; f) documentos administrativos geridos pelo Arquivo; g) materiais pedagógicos; h) notícias e recortes de imprensa, entre outros. No âmbito do Repositório, integra-se o projecto de validação da bibliografia dos docentes e investigadores que inclui a verificação dos metadados das publicações registadas no SiFEUP, a disponibilização dos documentos em formato electrónico e a inserção da menção ao registo nas principais bases de dados internacionais (EiCompendex, Scopus, Web of Science), caso este registo se verifique.
O @FEUP está registado nos websites internacionais de divulgação de repositórios institucionais para aumentar a sua visibilidade e partilha e na integração nas ferramentas de pesquisa disponíveis internacionalmente: The Directory of Open Access Repositories, ROAR, Open Archives Initiative, DRIVER.
Os conteúdos de âmbito institucional do @FEUP são automaticamente integrados no Repositório da UP.
Esta notícia é particularmente relevante face ao conjunto significativo de documentos disponibilizados em acesso livre, mais de 3300, correspondente à informação institucional no @FEUP Repositório. Estes podem constituir-se como um bom contributo para o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada na FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional). O projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal permitirá a integração coerente com metadados destes repositórios, de outros que venham a ser localizados noutras instituições científicas ou do ensino superior e dos repositórios institucionais que utilizem a plataforma tecnológica disponibilizada na FCCN para qualquer instituição científica ou do ensino superior sem custos para estas instituições.
De salientar, neste âmbito que em 27 de Novembro de 2006, o CRUP – Conselho de Reitores das Universidades portuguesas subscreveu a Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades (Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities) e esta iniciativa enquadra-se nesta declaração.

Sem comentários: